Geração Depositrão 5

Fruto de uma parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas (ABAE), o projeto Geração Depositrão visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, pilhas e lâmpadas.

As escolas participantes recebem ainda um “Depositrão” para pequenos REEE, equipamento que ficará na escola enquanto participarem no projeto.

Na 5ª edição do Geração Depositrão desafiam-se as escolas à recolha de todo o tipo de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos), pilhas, acumuladores e lâmpadas.

Poderão ainda participar num conjunto de desafios incluídos nas atividades criativas:

  • REEE upcycling;
  • “Jogo de tabuleiro”;
  • Spot “REEE no Depositrão”.

INSCRIÇÃO

As inscrições no Geração Depositrão estão abertas a todas as escolas da rede Eco-Escolas.

Apesar de diversas escolas já fazerem parte da rede Geração Depositrão, a renovação da sua inscrição é fundamental para validarmos a sua participação, na medida em que a actualização dos dados é importante para o desenvolvimento e avaliação da campanha.


Objectivos

  • (In)formar acerca das características específicas dos REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores) e principais conceitos associados a à sua reciclagem;
  • Sensibilizar a escola e a comunidade para a importância da entrega dos REEE e RP&A para reciclagem;
  • Incentivar o depósito de REEE e RP&A através do Depositrão, bem como a realização de trabalhos pelas escolas;
  • Contribuir para a implementação do Programa Eco-escolas através do equipamento das escolas e do incentivo a atitudes pró-activas na gestão e triagem de resíduos.