Geração Depositrão 6

De Geração para Gerações

Fruto de uma parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas (ABAE), o projeto Geração Depositrão visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores.

Na 6ª edição do Geração Depositrão desafiam-se as escolas a realizarem atividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE, passando a escola a funcionar como ponto de recolha na zona envolvente. Poderão ainda participar num conjunto de desafios incluídos nas atividades criativas.

  • ATIVIDADE DE RECOLHA:;
    • recolha de todo o tipo de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos e lâmpadas) e pilhas/acumuladores.
  • ATIVIDADES CRIATIVAS:.
    1. Recriar: constrói o teu Depositrão. (todos os graus de ensino)
    2. Escrita criativa: histórias da Geração Depositrão (JI e 1º ciclo)
    3. Upcycling: constrói um monumento da tua terra (2º e 3º ciclo)
    4. Filme de animação: Spot REEE (ensino secundário, profissional, superior)

INSCRIÇÃO

As inscrições na Geração Depositrão estão abertas a todas as escolas da rede Eco-Escolas(*) até 30 de novembro.

A renovação da inscrição é indispensável à participação, mesmo no caso de a escola já ter participado no ano anterior, pois é fundamental termos a informação atualizada. Deve ser realizada na plataforma Eco-Escolas.


Objetivos

  • (In)formar acerca das características específicas dos REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores) e principais conceitos associados a à sua reciclagem;
  • Sensibilizar a escola e a comunidade para a importância da entrega dos REEE e RP&A para reciclagem;
  • Incentivar o depósito de REEE e RP&A através do Depositrão, bem como a realização de trabalhos pelas escolas;
  • Proporcionar à comunidade, através da Eco-Escola um ponto de deposição e recolha de REEE;
  • Contribuir para a implementação do Programa Eco-Escolas através do equipamento das escolas e do incentivo a atitudes pró-activas na gestão e triagem de resíduos;
  • Promover a interação entre a geração actual e as 2 anteriores (pais e avós), motivando a interacção entre as mesmas;
  • Combater a inércia e passividade dos cidadãos, reflectida no armazenamento de resíduos;
  • Estimular a solidariedade social na região de cada escola, entre as gerações alvo.