Geração Depositrão 10 | 2017-2018

Geração Depositrão 10 | 2017-2018

Dá carga máxima à tua Geração Depositrão!

Fruto de uma parceria entre a ERP Portugal (Entidade Gestora de Resíduos) e o Programa Eco-Escolas (ABAE), o projeto Geração Depositrão visa (in)formar as crianças e jovens e através dos mesmos a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A).

Na 10ª edição da Geração Depositrão desafiam-se as escolas a realizarem atividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE e pilhas em fim de vida, passando as escolas a funcionar como ponto de recolha na sua zona envolvente. As escolas poderão, ainda, participar num conjunto de desafios incluídos nas atividades criativas.

Objetivos

  • (In)formar acerca das características específicas dos REEE e RP&A e principais conceitos associados à sua reciclagem;
  • Sensibilizar a escola e a comunidade para a importância do encaminhamento correto de REEE e RP&A para reciclagem, funcionando como pontos de recolha dos mesmos;
  • Contribuir para a implementação do Programa Eco-Escolas através do incentivo a atitudes pró-ativas na gestão e triagem de resíduos para permitir a sua reciclagem;
  • Promover a interação entre a geração atual e as 2 anteriores (pais e avós);
  • Combater a inércia e passividade dos cidadãos, refletida no armazenamento de resíduos em casa;
  • Estimular a solidariedade social na região de cada escola, estimulando a participação da comunidade envolvente e de entidades locais.

Geminação de Entidades Locais

O processo de geminação é levado a cabo pelas escolas Geração Depositrão e visa incluir na campanha entidades locais, tais como Bombeiros Voluntários, Unidades de Saúde, Juntas de Freguesia, IPSS ou outras empresas que pretendam funcionar como pontos de recolha.

De acordo com este modelo, as recolhas são realizadas diretamente nas instalações das entidades parceiras e o peso dos resíduos recolhidos associado à escola responsável pelo processo de geminação.

Atividades

ATIVIDADE DE RECOLHA:

Recolha de todos os tipos de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos, equipamentos informáticos e lâmpadas) e pilhas/acumuladores.

Após a recolha, os resíduos são pesados no centro de consolidação e este peso é comunicado pela ERP Portugal no final de todas as fases de recolha (total de 2), a todas as escolas.

No caso de as escolas terem entidades geminadas, o peso recolhido nestas entidades é somado ao da escola respetiva.

  • Ex.:
    • peso recolhido na escola = 100kg
    • peso recolhido na entidade geminada 1 = 500kg
    • peso recolhido na entidade geminada 2 = 600kg
    • peso total da escola a contabilizar para efeitos de concurso = 1200kg

A avaliação do desempenho das escolas nesta atividade apresenta 2 critérios – peso total e peso por aluno.

RECOLHA AO LONGO DO ANO

Em cada fase de recolha existirá um calendário com datas associadas a todas as escolas que enviarem antecipada e atempadamente o pedido de recolha para o endereço operacoes@erp-recycling.org.

Estes prazos serão comunicados pela ERP Portugal a todas as escolas participantes.

Na 1ª fase da atividade de recolha, cada 100 kg de pilhas usadas (cerca de 10 garrafões de 5 litros) serão equivalentes a 30€, em cartão oferta de uma loja a definir pela escola.
Os cheques serão convertidos em cartões oferta para encaminhar a uma entidade local de cariz social. Exemplos de cartões oferta: Pingo Doce, Worten, Decathlon, etc.

O peso das pilhas será sempre contabilizado para os prémios restantes (distrito e final do ano letivo).

As recolhas implicam o envio de um pedido preenchido com a estimativa dos resíduos existentes na escola (peso mínimo de 60kg).
O pedido de recolha deverá ser encaminhado para o endereço: operacoes@erp-recycling.org de acordo com as datas abaixo indicadas (até 19 de novembro - 1ª fase; até 3 de junho - 2ª fase).

  • 1ª Fase: Pedido até 19 de novembro; Recolhas entre 27 de novembro a 22 de dezembro.
  • 2ª Fase: Pedido até 3 de junho de 2018; Recolhas entre 11 e 29 de junho.

ATIVIDADES CRIATIVAS:

As atividades criativas visam investigar, divulgar e sensibilizar, para a problemática dos resíduos elétricos e eletrónicos recorrendo aos desafios adequados aos diversos níveis etários.

  1. Recriar: constrói o teu Depositrão (todos os graus de ensino).
  2. Criar a Mascote Carga Máxima: reutilização de materiais para recriar a personagem Carga Máxima, com a altura máxima de 1,50m (JI e 1º ciclo).
  3. BD Carga Máxima na Floresta: 6 vinhetas de BD numa folha A2, em que a Carga Máxima protege a Floresta com a ajuda dos restantes membros da Equipa dos REEE, apelando à perigosidade de deixarmos as pilhas usadas em qualquer sítio (substâncias nocivas). Apenas para o 2º ciclo.
  4. Filme de animação sobre “A Carga Máxima protege a Floresta”: máximo de 2 minutos, dedicado à perigosidade de deixarmos as pilhas usadas em qualquer sítio (substâncias nocivas), nomeadamente abandonadas na Floresta (apenas para escolas do 3º ciclo até ao superior).

Em todas as atividades serão premiadas 3 escolas e 5 alunos de cada escola.

DATAS

A inscrição deverá ser feita em conjunto com a inscrição nas recolhas. No entanto a inscrição nas atividades criativas deve ser realizada até final de janeiro.

Os trabalhos das Atividades Criativas, devem ser submetidos na plataforma Eco-Escolas até 30 de maio.

Inscrição

As inscrições na Geração Depositrão estão abertas a todas as escolas da rede Eco-Escolas ao longo do ano letivo.

Escolas que não pertencem à rede Eco-Escolas e entidades locais podem participar na campanha através do processo de geminação, funcionando, igualmente, como pontos de recolha.

E se não for uma Eco-Escola? Posso participar?

As escolas que não são Eco-Escolas, podem participar na atividade de recolha, desde que, pelo menos uma escola do agrupamento esteja inscrita no Programa Eco-Escolas 2017-18.

Os prémios a serem atribuídos, serão os mesmos disponibilizados à rede Eco-Escolas.

Para poder inscrever-se, clique aqui.


A renovação da inscrição é indispensável à participação, mesmo no caso de a escola já ter participado no ano anterior, pois é fundamental termos a informação atualizada. Deve ser realizada na plataforma Eco-Escolas.

Posteriormente, as escolas e/ou entidades inscritas deverão formalizar a sua participação através do preenchimento do termo de adesão, a enviar pela ERP Portugal.

Após devolução deste documento, as escolas/entidades passam a integrar a rede de recolha Geração Depositrão.

Todas as escolas inscritas receberão materiais de comunicação para auxiliar na divulgação da campanha.