Trabalhos 2022-2023

Upcycling: Constrói o teu Traga-Pilhas

Jardim-Escola João de Deus do Entroncamento (Entroncamento)

Nome e idade do(s) aluno(s):
Sala do Bibe Amarelo (3 anos) - 20 alunos

Descrição dos materiais utilizados na construção do Depositrão:
• 2 caixas de cartão;
• Colas;
• Tinta encarnada;
• Pincéis;
• Papel de alumínio;
• Letras em papel;
• Cartolina;
• Picos e esponjas (picotagem);
• Garrafão de plástico.

Fotografias (4 imagens: PNG, JPEG):

Memória Descritiva:
Os meninos do Bibe Amarelo ouviram a história “Oceano! Sempre na onda”. Durante a exploração da mesma, relembrámos a importância da reciclagem e de mantermos o nosso Planeta limpo. Um dos temas abordados na área do Conhecimento do Mundo é a reciclagem e ao explorarmos esta temática surgiu esta ideia demonstrativa sobre as preocupações ambientais. Uma das crianças referiu que habitualmente vai com os Pais colocar o lixo nos diferentes ecopontos e referiu que um dos ecopontos era encarnado. Duas crianças questionaram o que se colocava nesse ecoponto. A partir deste momento, fomos investigar onde eram usadas as pilhas no nosso dia a dia (comandos de televisão, brinquedos, lanternas...), o que se deve fazer quando já não são úteis e como é realizado o seu processo que reutilização.
Este momento levou-nos em “poucos passos” à construção do nosso traga-pilhas.
A educadora mostrou um vídeo às crianças sobre os perigos das pilhas (tais como, os metais pesados). As crianças perceberam que se depositarmos as pilhas no local correto, conseguimos proteger o ambiente e garantir um futuro limpo e saudável!
Parece fácil! Na verdade, é muito fácil, mas para que tudo aconteça sem percalços o Planeta Terra precisa da nossa ajuda e iniciámos a construção do nosso projeto:
1. Começámos por utilizar duas caixas de cartão, juntámo-las e “formámo-las” como uma pilha. A Madalena deu a ideia de pintar o cartão da cor do pilhão (encarnado);
2. Nas extremidades, colámos pedaços de papel de alumínio como identificação do lado positivo/negativo do nosso traga-pilhas;
3. Picotámos e colámos as palavras “traga-pilhas”.
Envolvemos toda a comunidade escolar: Pais, funcionários e colegas na recolha das pilhas. O Traga-Pilhas encontra-se à entrada da nossa escola, pois achámos que seria um bom local para despertar a atenção de todos os que por lá passam.
As crianças enunciaram esta nobre missão por etapas, explicaram quais os procedimentos que se devem seguir:
• Não depositar as pilhas no lixo comum;
• Não deitar as pilhas para o chão, para que não se tornem perigosas para a nossa saúde;
• Colocar as pilhas que já estão inutilizadas no nosso “traga-pilhas”.
Este trabalho é nosso e somos apenas 20 crianças e 2 adultos, mas em nós residem os desejos de habitarmos num Planeta limpo e num mundo melhor!

Entidade Promotora
Parceiro
Apoios